Por Reuel Oliveira
.
Após um longo período de negociações, Flamengo e Tite enfim se acertaram. O clube deve anunciar o novo treinador na tarde desta segunda-feira (09), e os trabalhos devem começar já nesta terça-feira (10).
Apesar de não haver um comunicado oficial, o vice-diretor de futebol do rubro Negro, Marcos Braz, confirmou o acordo. Para ele, o técnico Tite é o nome ideal para que o Flamengo retome o caminho dos títulos.
“Eu acho que a gente tem que retomar a trajetória dos campeonatos que a gente ganhou aí há pouco tempo. E é essa retomada, esse norte, que a gente quer ter junto com o Tite e eu tenho certeza que isso vai acontecer”, disse em entrevista ao Globo Esporte.
Adenor Bacchi, o Tite chega com uma carreira robusta e vencedora, e terá como objetivos ainda em 2023, brigar pelo título do Campeonato Brasileiro, levar o Flamengo à Copa Libertadores da América, e reformular o elenco para 2024. O clube da Gávea inclusive aguarda o anúncio de Tite para decidir sobre as renovações com Bruno Henrique, Everton Ribeiro, Filipe Luiz, Rodrigo Caio e outros nomes do grupo.
O técnico tem oito títulos na carreira, e conta com passagens vitoriosas pelo Corinthians, onde ganhou dois campeonatos brasileiros, uma Libertadores, uma Sul-Americana e um Mundial; e pela Seleção Brasileira, por quem disputou duas Copas do Mundo e venceu uma Copa América.
Como Tite joga?
Comumente, os times de Tite tem uma defesa firme que sofre poucos gols, e um ataque efetivo. Apesar de ser chamado de retranqueiro, os números de gols dos times do treinador gaúcho provam o contrário. Em 2015, quando foi campeão brasileiro com o Corinthians, o time marcou 71 gols na competição, enquanto os últimos três campeões marcaram no máximo 68 gols.