Disputas acirradas pela titularidade nas seleções sul-mato-grossense estão entre os principais motivadores do Campeonato Estadual de Boxe, que acontece no próximo final de semana (14 e 15/07), no Ginásio da Escola Joaquim Murtinho, em Campo Grande, com início programado, respectivamente, para às 18 horas e 9 horas.
Em sua 16ª edição, desde sua nova fase, a competição vai reunir os principais boxeadores do Estado em clima de muita expectativa, pois, estão em jogo, principalmente, as definições das seleções: juvenil (17 e 18 anos) e elite (a partir de 19 anos), que disputarão o Campeonato Brasileiro, a ser realizado em Osório, na Grande Porto Alegre (RS).
Mas, as categorias cadete masculina e feminina, e elite feminina também terão disputas acirradas, pois, vale pontuação no ranking, e vaga para as seleções que participarão de diversas competições nacionais e até internacionais.
A informação é de Marcelo Nunes, presidente da FDBMS (Federação de Boxe do Estado de Mato Grosso do Sul). “O Estadual é decisivo porque é momento em que a comissão técnica da Federação (de Boxe de MS) observa todos os atletas e chega a definição dos escolhidos para compor as Seleções, principalmente, juvenil masculino e elite masculino, que disputarão o Brasileiro no período de 23 de Novembro a 01 de Dezembro. É momento muito difícil, pois, há equilíbrio de qualidade, e neste caso, em muitas oportunidades, o escolhido é o que está melhor posicionado no ranking”.
Atuais integrantes da Seleção querem garantir posição de titular, mas sabem das dificuldades que terão pela frente, pois, novos talentos surgiram e estão embalados por brigar por espaço na equipe que disputará o Brasileiro. O campo-grandense Valdeir Célio (69 kg), com histórico de conquistas nacionais e internacionais, fala com humildade sobre o assunto. “Estou na seleção já há algum tempo, mas isso não quer dizer que minha vaga está garantida. Sei que outros atletas estão chegando e tudo pode acontecer em uma luta”, comenta.
Outros atuais titulares com presença confirmada estão, Gabriel Mercado (57 kg), Igor Arguello (63 kg), Thiago santos (91 kg).
O diretor técnico da FDBMS, Victor Hugo Nunes, lembra que a posição de substituto também é importante. “Por algum motivo, o titular não poder viajar, o reserva é automaticamente convocado”.
O dirigente lembra ainda que outros atletas estão se destacando e podem garantir vaga. Entre eles estão, o campo-grandense, super pesado (+91 kg) Rodrigo Queiroz, o ladarense, categoria médio (75 kg) Job Deco, além do aquidauanense Roque Morel, (81 kg).
Conforme a FDBMS, a competição deverá contar com a participação de aproximadamente 90 atletas de 12 municípios, entre os quais, Ponta Porã, Corumbá, Ladário, Três Lagoas, Tacuru, São Gabriel do Oeste e Campo Grande
O Campeonato Estadual 2019 será disputado nas classes infantil cadete, juvenil e elite. A competição conta com apoio da Fundesporte, Funesp e Secretária Municipal de Políticas públicas para Juventude.