Nesta segunda-feira (29) o Jornal da Hora entrevistou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/MS, Mansour Elias Karmouche, que fez uma análise sobre o atual cenário brasileiro, afirmando que o STF deve se prender somente à Constituição.
Segundo o presidente, atualmente está acontecendo uma disputa de narrativas no combate à pandemia. “Hoje o povo está entorpecido com narrativas de todos os lados e poucas vozes lúcidas para podermos seguir”.
Sobre os decretos que estão vigorando, Karmouche afirma que todos são constitucionais, em razão da decisão do STF, meses atrás. “Todos estão buscando uma solução comum, ninguém quer prejudicar o comércio assim como ninguém quer que vidas se percam sem atendimento médico. Existem várias vertentes, mas os decretos têm fundo constitucionais”.
Recentemente, o governador do estado de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD) assinou e publicou um decreto que permite ao governo requisitar bens e imóveis privados. “Essa atitude já avançou para outros temas que nada tem a ver com a pandemia. Eu sou terminantemente contra, e se acontecesse isso aqui, iria para o judiciário e nós derrubaríamos”, enfatizou Karmouche.
Além disso, ele disparou várias críticas ao presidente da OAB Nacional, afirmando que o atual mandatário não representa a advocacia, e que não tem parcialidade, representando outros interesses, que é ser oposição ao atual governo.