UEMS expande graduação e terá 14 novos cursos em 2023; dois na unidade das Moreninhas

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) aprovou em reunião ordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) nesta terça-feira (30) um plano de expansão para 2023. Foram aprovadas 14 novas ofertas de graduações que já entrarão nos processos seletivos para ingresso em 2023. Na unidade que começa a funcionar no próximo ano nas Moreninhas, em Campo Grande, serão oferecidos os cursos de História e Administração Pública.

Mais de vinte graduações ofertadas pela Universidade também tiveram alterações importantes em suas grades curriculares, além de mudanças referentes a troca de Unidade em que o curso será ofertado. Na ocasião também foi aprovada a proposta de ação afirmativa que reserva 5% das vagas, nos cursos de graduação, para o acesso às pessoas com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento.

“A demanda de expansão de cursos atende uma necessidade de ampliar as oportunidades do povo de Mato Grosso do Sul. A gestão atual da UEMS sempre buscou dialogar com a sociedade, visando atender essas demandas, principalmente no interior do Estado. Particularmente, meu sentimento é de gratidão a toda comunidade acadêmica por acreditar nesse novo momento, proporcionar novos cursos e novas formações para nossa sociedade. Sem dúvida, a UEMS nos seus 29 anos amplia suas vagas e conquista seu espaço, com muito trabalho, respeito e dedicação de todos e todas”, ressalta o Reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho.

Novos cursos

A unidade da UEMS em Campo Grande receberá a partir de 2023 os novos cursos de Psicologia (Bacharelado); Ciências Biológicas (Bacharelado), História (Licenciatura) e Administração Pública (Bacharelado). O Curso de História (Licenciatura) anteriormente era ofertado na UEMS/Amambai e agora será remanejado para UEMS/Campo Grande na Unidade das Moreninhas, juntamente com o curso de Administração Pública (Bacharelado).

Na unidade da UEMS em Coxim também será ofertado o curso de Psicologia (Bacharelado), nas unidades da UEMS de Aquidauana, Cassilândia e Jardim será ofertada a graduação de Direito (Bacharelado) e o município de Costa Rica receberá a oferta de Enfermagem (Bacharelado).

A vice-reitora, Celi Corrêa Neres, destaca que as novas ofertas visam atender demandas sociais que foram cuidadosamente levantadas, mediante consultas regionais. “Todos os projetos pedagógicos possuem um viés inovador. Nossa orientação é que a UEMS trabalhe com projetos que tenham uma pedagogia em articulação com as demandas sociais que chegam até nós. Foi um dia histórico e de grande alegria pra nós. Reforçamos nosso compromisso com a sociedade do MS e com o desenvolvimento das pessoas por meio da Educação Superior”, pontuou a vice-reitora da UEMS.

Também foi aprovada a criação do Curso de Pedagogia Intercultural (Licenciatura) na Unidade da UEMS em Amambai. Essa graduação será primeiramente ofertada para professores guarani e kaiowá que estejam atuando nas escolas municipais de Amambai e Caarapó. O processo seletivo será feito separado dos demais cursos.

As unidades de Mundo Novo e Maracaju tiveram a aprovação da oferta permanente do curso de Agronomia (Bacharelado); e o curso de Sistemas de Informação (Bacharelado) também foi aprovado para permanecer na UEMS/Nova Andradina. O curso de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira (UEMS/Glória de Dourados) passará a ser ofertado a partir de 2023 na unidade da UEMS em Ivinhema.

Os demais cursos de graduação da Universidade também tiveram seus projetos pedagógicos alterados. É a maior reformulação em cursos de graduação da Universidade em 20 anos.

“Nós estamos com processos de avaliação de mais de trinta cursos, estamos ainda recredenciando a UEMS, abrindo novos cursos e reformulando mais de quarenta cursos que já existem. Estamos num momento muito importante para a UEMS.  Todo esse trabalho começou em março de 2022 e desde então estamos elaborando um cronograma para essas alterações. Também recuperamos todos os dados anteriores das avaliações e instrumentalizamos os cursos para que eles pudessem fazer reformulações”, salienta a Pró-reitora de Educação, Maria José de Jesus Alves Cordeiro.

Também foi aprovada a proposta para a oferta de vagas no Processo Seletivo para ingresso de candidatos/as em 2023. Em breve serão divulgadas mais informações sobre os próximos processos seletivos.

A vice-reitora acrescenta ainda que as reformulações e aprovações de novos cursos fortalecem a universidade e vem ao encontro da missão institucional registrada em seu PDI e estão antenadas com a UEMS cada vez mais presente na educação sul-mato-grossense e, também, agradeceu ao trabalho conjunto dos membros do CEPE.

“Primeiramente, quero parabenizar a todos e todas, conselheiros e conselheiras de nossa Universidade, que se debruçaram em mais de 60 matérias nesta reunião. Trata-se de uma reunião histórica não apenas pela quantidade de matérias analisadas e votadas, mas pela magnitude dos temas. As pautas circularam em torno de reformulações e modernizações dos projetos pedagógicos já ofertados pela Universidade, garantindo, desse modo, um alinhamento da formação de nossos acadêmicos às demandas sociais emergentes em nossa sociedade”, finaliza Celi.

  • fonte: Portal MS