Os alunos e professores das escolas públicas e particulares de ensino fundamental e médio de Campo Grande têm até 13 de setembro para realizar a inscrição na sétima edição do projeto de extensão Prática Educomunicativa: Repórter Júnior. A iniciativa promove a proximidade dos participantes da comunicação por meio da cobertura jornalística educomunicativa do Integra UFMS 2024, maior evento científico de Mato Grosso do Sul.
A diretora da Agência de Comunicação Social e Científica e coordenadora do projeto, Rose Mara Pinheiro, enfatiza o protagonismo dos participantes e a importância da comunicação na divulgação científica, além de contribuir para o combate à desinformação e à proliferação de notícias fraudulentas. “O projeto é ambicioso no sentido de estimular no jovem tanto o compartilhamento de informações verdadeiras quanto a responsabilidade pela produção de conteúdo. Cada vez mais é preciso entender e se preocupar com a educação voltada para os meios de comunicação, sejam eles tradicionais ou digitais”.
Os interessados em participar devem preencher o formulário disponível na página do Integra UFMS; anexar a manifestação de ciência da coordenação pedagógica ou direção da escola e a declaração de concordância dos pais ou responsáveis, se menor de idade; além de enviar um vídeo criativo de apresentação pessoal de no máximo um minuto, que pode ser gravado, editado e roteirizado de forma livre, e postado no YouTube ou disponibilizado pelo Google Drive com link anexado no formulário. Já os professores devem preencher o formulário específico para tutor.
Entre as atividades realizaras pelos participantes estão a apuração de informações, redação, edição de textos e posts, registros em fotos e vídeos e entrevistas com participantes e pesquisadores durante o evento, de forma presencial, entre os dias 21 e 25 de outubro. Para prepará-los, a Empresa Júnior Brava coordenará quatro oficinas preparatórias presenciais de vídeo, rádio, mídias sociais e texto e fotografia nos dias 21 e 28 de setembro e 5 e 19 de outubro, das 8h às 12h, no Complexo EaD e Escola de Extensão.
O egresso do Instituto de Biociências Caio Augusto Borges Garcia participou do Repórter Júnior em 2019 e até hoje guarda boas lembranças da experiência e espera pela oportunidade de voltar ao projeto como tutor. “Eu participei do projeto porque estava em dúvida de qual curso iria escolher na graduação. Contribuiu para mim, pois eu não tinha vivência de Universidade, essa noção do que era a UFMS, que era muito grande comparada com a escola. Lembro até hoje do que a gente aprendeu nas oficinas de redação e de rádio, as definições de pauta quente, quando caiu uma pauta, a escolha dos projetos que iríamos cobrir. Hoje eu sou professor de Biologia, recomendo o Repórter Júnior para os meus alunos e espero voltar com eles como professor!”.
O projeto também contribui para que os alunos e professores da Educação Básica entendam os mecanismos dos meios de comunicação e contribuam para uma formação cidadã no combate à desinformação. Os materiais produzidos pelos participantes serão veiculados na página do Integra UFMS e compartilhados nas mídias sociais do projeto e nos perfis institucionais da Universidade, bem como no canal da TV UFMS e na Rádio Educativa UFMS 99.9. Os requisitos para participar, modelos de declaração e mais informações estão disponíveis no edital abaixo.
Fonte: UFMS