Parceria entre a Prefeitura de Campo Grande e o Hospital do Amor disponibiliza, até sexta-feira (24), a realização gratuita de exames de mamografia e preventivo na unidade móvel, localizada no estacionamento da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) das Moreninhas.
A ação, segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), tem o objetivo de facilitar o acesso ao diagnóstico precoce dos cânceres de mama e colo do útero, essencial para um tratamento eficaz.
Conforme a nota enviada à imprensa, a unidade móvel estará atendendo das 7h às 11h e das 13h às 15h30, com 20 vagas diárias para mamografia e até 45 coletas de preventivo por período, conforme demanda. O serviço é aberto a mulheres dentro da faixa etária recomendada, não sendo necessário ser residente da área.
Para participar, é preciso levar CPF (Cadastro de Pessoa Física), RG (Registro Geral) e comprovante de endereço para o atendimento.
A coordenadora da unidade, Elisabete Rodrigues Gopral, destacou o trabalho da equipe e a organização da ação. “A procura tem sido muito boa, e a nossa equipe está organizada para atender a todas. Não fazemos agendamentos prévios, atendemos por demanda espontânea, com uma escala de enfermeiros que nos permite atender entre 40 e 45 coletas de preventivo por período”.
A mamografia é recomendada para mulheres de 40 a 69 anos, sendo uma das principais ferramentas para o diagnóstico precoce do câncer de mama, que, segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), afeta 61 a cada 100 mil mulheres. Se detectado nas fases iniciais, o câncer de mama tem alta taxa de cura.
Já o exame preventivo, popularmente conhecido como Papanicolau, é destinado às mulheres de 25 a 64 anos e pode detectar precocemente alterações no colo do útero.
- Fonte: Campo Grande News