As unidades de urgência e emergência do município começaram a receber nesta sexta-feira (7) poltronas de hidratação que serão utilizadas no atendimento a pacientes com suspeitas de dengue.
Ao todo, serão entregues 50 poltronas que foram doadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), para atender as seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e quatro Centros Regionais de Saúde (CRSs).
Durante a manhã, o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, acompanhou a entrega de treze poltronas na UPA Moreninha. Elas serão dispostas em uma sala de hidratação disponibilizada na unidade para atender pacientes com suspeita de dengue e outros casos onde houver necessidade de hidratação via venosa.
O secretário destaca que a dengue pode se manifestar de formas diferentes, mas o tratamento inicial consiste basicamente na hidratação, seja via oral ou venosa, pelo fato da doença remover parte do líquido dos vasos sanguíneos e comprometer a circulação do sangue.
“Estamos buscando fortalecer os protocolos de manejo clínico da doença, reforçando a nossa assistência e possibilitando um tempo resposta melhor no tratamento que começa pela hidratação. Com o reforços destes mobiliários, vamos conseguir ampliar e melhorar o atendimento para a população”, diz.
Ainda nesta sexta-feira, a UPA Leblon deve receber duas novas poltronas. A entrega do restante do mobiliário deve ocorrer nas próximas semanas.