Conforme a classificação por bandeira, são estabelecidas recomendação para os municípios
O governo de Mato grosso do Sul alterou a metodologia de avaliação do Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir) e incluiu a eficiência do município na aplicação das vacinas recebidas como novo indicador para gerar a classificação de risco dos municípios por cores de bandeiras.
A nova deliberação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (19).
A avaliação dos indicadores é realizada semanalmente para elaboração de relatórios a serem submetidos à validação do Comitê Gestor do Prosseguir e para gerar a classificação de risco por cores de bandeiras.
Através dessa classificação, são estabelecidas recomendações para municípios referentes ao ritmo de funcionamento das atividades socioeconômicas.
Conforme a deliberação, houve a releitura dos indicadores de avaliação devido à necessidade de adequação cenário atual da pandemia.
Últimas notícias
Foi encaminhada à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) uma nova proposta com 6 indicadores.
O objetivo é “aprimorar e manter o esforço coletivo em torno da atualização sistemática e permanente de todos os sistemas de dados, a fim de que o Prosseguir possa realizar ações coordenadas para contenção do avanço da Covid-19 no âmbito do Estado”.
Desta forma, a classificação do grau de risco dos municípios passará a ser feita através da avaliação dos seguintes indicadores:
- Taxa de rastreio e monitoramento de contato de casos confirmados e suspeitos de Covid-19;
- Variação da incidência de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) com confirmação ou suspeita de Covid-19;
- Variação da incidência de casos de SRAG na população indígena Variação da incidência de novos óbitos por SRAG com suspeita ou confirmação de Covid;
- Ocupação leitos de UTI do Sistema Único de Saúde por casos de SRAG/Covid-19;
- Eficiência na aplicação das doses do programa de vacinação da campanha contra a Covid-19.
A avaliação dos indicadores é realizada semanalmente e, a cada 14 dias, é atualizada a classificação dos municípios por cores, sendo bandeira cinza o grau extremo de risco de contaminação; vermelha grau alto; laranja grau médio; amarelo grau tolerável e verde grau de risco baixo.
Quanto as medidas recomendadas, a bandeira cinza recomenda funcionamento unicamente das atividades essenciais, enquanto nas demais podem funcionar atividades de baixo, médio e alto risco, respectivamente.
Com relação ao toque de recolher, nas cidades com classificação das bandeiras verde, amarela e laranja é das 22h até às 5 da manhã; os municípios de bandeira vermelha a partir das 21h; e na cinza, o toque de recolher deve acontecer das 20h até às 5 da manhã.
Mapa situacional
Conforme o último boletim do Prosseguir, vigente até o dia 26 de maio, duas cidades do Estado estão no grau de risco extremo, classificado como bandeira cinza, sendo Guia Lopes da Laguna e Juti.
Há ainda 44 municípios na bandeira laranja, de risco médio; 32 na bandeira vermelha, de grau médio; e um na bandeira amarela, de grau tolerável.
Nenhuma cidade se classifica na bandeira verde, de grau baixo da Covid-19.
Campo Grande se encontra na bandeira laranja.
- fonte: Correio do Estado