Vale da Celulose é instituído em MS e impulsiona investimentos públicos e privados

Com o projeto proposto pelo deputado Pedro Caravina (PSDB) oficializado no início deste mês de maio, uma das regiões de maior expansão e desenvolvimento no estado de Mato Grosso do Sul recebeu o nome de Vale da Celulose. A medida atribui o título a toda região que concentra investimentos bilionários devido a produção de celulose no Brasil e contempla 12 municípios: Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Cassilândia, Inocência, Nova Alvorada do Sul, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas.

Em entrevista ao Jornal da Hora, na manhã desta quinta-feira (15), o deputado estadual Pedro Caravina (PSDB), falou sobre a importância de atribuir uma identidade à região e como ela contribui para o seu desenvolvimento. Segundo o deputado, a consolidação do Vale da Celulose é fundamental para que possa haver investimentos nos municípios que o integram. “O objetivo foi criar o Vale da Celulose através de uma lei, que já foi sancionada, para atrair novos investimentos privados e públicos para  municípios que estão sendo diretamente impactados pela celulose ou por instalação de novas fábricas”, explica. 

Além do fortalecimento dos municípios para receber e atender essa nova demanda, a expansão da região também exige melhorias na infraestrutura. Na última quinta-feira (8), a Rota da Celulose, que compreende rodovias federais BR-262 e BR-267, além das rodovias estaduais MS-040, MS-338 e MS-395, foi concedida em leilão para o Consórcio K&G, que tem projetos ambiciosos para duplicação de diversos trechos e modernização com novas tecnologias. 

Assista a entrevista na íntegra: 

Leia outras produções do Grupo Hora