Vale fecha acordo para indenizar famílias por Brumadinho

Brumadinho: chega a 248 o número de mortos identificados, a grande maioria de funcionários da mineradora.

Vale S.A. pagará, 400 milhões de reais em dano moral coletivo causado a trabalhadores devido ao rompimento da barragem em Brumadinho (MG), em 25 de janeiro, num acordo com o Ministério Público do Trabalho.

O acordo, homologado pela 5ª Vara do Trabalho de Betim, estabelece obrigações que a empresa deverá assumir para reparar os trabalhadores e preveem diversas outras reparações individuais, em danos morais e materiais, além de estabilidade de emprego e benefícios por determinado período.

O colapso da estrutura atingiu áreas administrativas da Vale e um refeitório na hora do almoço, soterrando centenas de trabalhadores, no maior acidente de trabalho já registrado no país. Chega a 248 o número de mortos identificados, a grande maioria de funcionários da mineradora.

Segundo o Ministério Público do Trabalho, cônjuge, filhos e pais vão receber 700 mil reais, individualmente, a título de dano moral mais seguro adicional por acidente de trabalho. Já os irmãos de trabalhadores falecidos receberão individualmente 150 mil reais por dano moral.

*Informações Exame