Vander Loubet  é candidato ao Senado e afirma que PT quer continuar com Riedel, mas não descarta candidatura própria 

Em entrevista ao Jornal da Hora desta segunda-feira (31), o deputado federal Vander Loubet (PT), fez uma análise a respeito do cenário político do partido para 2026, ano em que os brasileiros irão às urnas para definir a presidência da República, os governadores estaduais e também ⅔ do senado. 

Vander Loubet nos estúdios Grupo Hora. Foto: Maria Luiza Massulo.

Conforme Vander Loubet, o objetivo principal do PT será a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), além de um lugar no Senado, ao qual ele mesmo será candidato. 

“O PT tem que cuidar da vida dele. São duas vagas [Para o Senado], cada eleitor pode votar em dois. Para nós do PT a prioridade é eleger senadores. Para o PT hoje  o projeto é a reeleição do Lula e a eleição de um senador e hoje eu consegui construir uma unidade interna com todas as correntes pra ser o candidato único e a gente vai estar trocando esse segundo voto, seja a Simone Tebet ou qualquer outra candidatura”, disse. 

Eleições no MS

Além do cenário nacional, Loubet também analisou a política estadual. Conforme ele, o PT aguarda a movimentação do governador Eduardo Riedel (PSDB), que deve mudar de partido. 

Se confirmada a transição partidária de Riedel, o PT irá estudar a manutenção de seu apoio ao governador. Caso não seja mantida a parceria, Loubet destacou que o partido não descarta o nome de Fábio Trad para a posição. 

“Tudo vai depender da relação que a gente está construindo e de qual vai ser a posição do governador Riedel. Vai depender para qual partido ele for, do tipo de aliança que ele quer e se ele aceita ou não o PT ou a candidatura do Lula, porque isso é estratégico para nós. Eu entendo que o governador pode construir um movimento sendo de todos pelo cenário que ele vai enfrentar. Se tiver que ter candidatura própria vamos ter, mas queremos esgotar o diálogo. Estamos em uma tratativa com o Fábio Trad, para trazer ele de volta“, ressaltou. 

Diretório Nacional

Além das eleições nacionais, o PT também irá decidir sua presidência estadual. As eleições devem acontecer no dia 06 de julho, e segundo Vander Loubet, ele será candidato. O deputado deve disputar com a deputada estadual, Gleice Jane.  

Texto por Redação Grupo Hora

Assista a entrevista na íntegra