
Cerca de 60 mil contribuintes do estado de Mato Grosso do Sul, terão prazo prorrogado para pagamento do Simples Nacional. Devido ao avanço da pandemia, 15 estados brasileiros, incluindo MS, entraram com pedido para prorrogação do vencimento do tributo para pequenos e microempreendedores.
Em entrevista ao Jornal da Hora, o superintendente de Indústria, Comércio e Serviços da Semagro, Bruno Gouveia explicou que a prorrogação do prazo para pagamento dos tributos, é uma forma de aliviar os micro e pequenos empresários, para que continuem a ter capital de giro e que mantenham suas atividades e empregos gerados.
Com a mudança, os vencimentos que ocorreriam em abril passaram para julho, os de maio para setembro, e os de junho, para novembro. “Essa medida, beneficia mais de 60 mil contribuintes que se enquadram na situação”, ressaltou.
Esse projeto já havia sido defendido pelo governo do estado, como uma das formas de minimizar os impactos econômicos causados pela pandemia.
Microcrédito estadual
O superintendente destacou que o governo estadual, juntamente da Semagro, secretaria de governo e a Funtrab estão trabalhando em um novo programa de incentivo. A ideia é implementar um microcrédito, no qual será utilizado para beneficiar aos pequenos e médios empreendedores do estado.
“Estamos desenhando ainda, mas talvez um financiamento de 10 a 30 mil reais para o beneficiário. A ideia é criar um fundo garantidor com recurso público junto de outras instituições. Estamos elaborando isso, que deve ficar pronto entre um a dois meses”