Vereador André Luis diz ser contra a reeleição no país; “Temos que ter revezamento de poder”, afirmou

O vereador Prof. André Luis (Rede) afirmou em entrevista à Rádio Hora nesta quinta-feira (30) que é contra a reeleição política, por que isso faz com que os partidos políticos sejam “milícias com CPF”. 

“Infelizmente, o que temos visto aí é que os partidos políticos têm sido verdadeiras milícias com CPF. Isso tem que acabar, tem que ter um revezamento de poder. O poder deve estar nas mãos do partido e não do indivíduo”. 

O vereador defende que o tempo de mandato seja de seis anos e sem direito à reeleição, mas acredita que não será aprovado. “Acho que dificilmente será aprovado, porque os maiores interessados são aqueles que mais se reelegem. Dentro da Câmara de Deputados e do Senado, tem Senador que está lá desde 1988. Existe um domínio, uma pressão muito forte para que essa renovação, que é natural, não aconteça”. 

Discussão no Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou no início de outubro que os senadores debateriam uma proposta para prolongar o mandato de cargos do Executivo de quatro para cinco anos e acabar com a reeleição no Brasil. A votação deve ocorrer em 2024, mas, se aprovada, não valeria para as eleições de 2026. 

Texto: Beatriz Rieger
Foto: Assessoria