Vereador Francisco fala sobre a Capital ter a primeira UPA Veterinária

Por: Rafaela Moreira

Vereador Francisco esclarece dúvidas sobre a Febre Maculosa
Foto: Alex Nantes

O Giro Notícias recebeu na última sexta-feira (19), o Vereador Francisco Veterinário que trouxe informações sobre a Febre Maculosa e Leishmaniose.

Febre maculosa é uma doença transmitida pelo carrapato-estrela. Esse carrapato hematófago pode ser encontrado em animais de grande porte (bois cavalos etc.), cães, aves domésticas, roedores e, especialmente, na capivara.

Segundo o Vereador, em Campo Grande temos registros de cinco casos da febre maculosa, notificados desde 2016, por isso fica o alerta. “Estamos percebendo que outras cidades estão registrando casos da doença, creio que nós precisamos reunir as forças competentes, IBAMA, Universidades, Embrapa, Secretária de saúde e todos os órgãos responsáveis, para fazermos um seminário e tomarmos as medidas necessárias para se colocar em prática na capital”, disse o Vereador.

Uma questão levantada pelo entrevistado é acidentes com capivaras, no mês de junho, mas de 10 capivaras foram mortas em acidentes de transito em ruas e avenidas movimentadas da cidade.

UPA Veterinária

O Vereador Francisco vem lutando desde o início do mandato pela criação do espaço de atendimento público para animais de estimação, UPA Veterinária. “A UPA veterinária é um grande sonho, para prestar atendimento à pessoa que não tem condição de levar seu animal até uma clinica veterinária particular, estamos lutando para que isso se concretize, estudando a melhor maneira de implantar isso na nossa Capital”, conclui Francisco.

Confira a entrevista na íntegra: