Vice-prefeita Adriane Lopes, ressalta a importância do Outubro Rosa

O movimento Outubro Rosa nasceu na década de 1990 e tem como objetivo compartilhar informações sobre o câncer de mama.
Foto: Alex Nantes

O Jornal da Hora desta quarta-feira (09) recebeu a vice-prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes. Ela falou sobre o outubro rosa e a  importância do exame de prevenção do câncer de mama . 

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. Estimativa 2018/2019 aponta 59.700 casos novos de câncer de mama no Brasil, sendo 830 casos novos em Mato Grosso do Sul.

A vice-prefeita Adriane Lopes ressaltou a importância da prevenção e a busca por ajuda, “Mato Grosso do Sul apresenta números elevados e durante algumas atividades realizadas, percebemos como as mulheres têm deixado os exames para depois e por isso os índices são altos. A prevenção é fundamental, as mulheres precisam estar ligadas, existem muitos meios para buscar o exame e ajuda”. 

Durante o mês de outubro a Unidade Móvel Sesc Saúde da Mulher estará no HCAA (Hospital de Câncer de Campo Grande Alfredo Abrão) em apoio à Rede Feminina de Combate ao Câncer. A ação está realizando exames gratuitos de mamografia para mulheres de 40 a 69 anos e coleta de exames preventivo para mulheres de 25 a 64 anos.

O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 11h e das 12h às 16h. Para agendar os exames, é necessário levar o RG, CPF e cartão do SUS.

Assista a entrevista na íntegra: