Com 80% dos idosos com grau 3 de dependência, Asilo São João Bosco pede contribuição da sociedade

Parte do Imposto de Renda poderá ser destinado a instituições de apoio à pessoa idosa e a criança e adolescentes

Texto por Reuel Oliveira

Com mais de 100 anos de funcionamento, o Asilo São João Bosco é referência no cuidado com a pessoa idosa. Apesar da longevidade, o asilo enfrenta mensalmente o desafio de manter as contas em dia. Como instituição filantrópica, a entidade se mantém com ajuda governamental e com as doações dos cidadãos de Campo Grande. 

Diante da dificuldade, a superintendente executiva, Cleo Shamah e a assistente social, Paula Alencar, estiveram no Jornal da Hora desta sexta-feira (12). Durante a entrevista, a superintendente explicou um pouco dos problemas enfrentados pelo Asilo São João Bosco.

“Como instituição filantrópica o asilo sempre tem dificuldades.  Eu costumo dizer que cada mês é uma luta. Nós vivemos de doações,  não somos uma empresa, a gente não produz nada, então a gente vive de doações e do trabalho voluntário, de eventos, nós temos um bazar. Tudo é com muito trabalho e realmente o asilo passou por muitas dificuldades”.

Abrigando 90 idosos, o asilo tem cerca de 80% de seus moradores em situação de grau de dependência dois ou três. Ou seja, a maioria precisa de algum auxílio nas tarefas cotidianas.

“O idoso de grau um consegue fazer seu autocuidado. O grau dois vai precisar de auxílio, mas ele ainda consegue fazer bastante coisa sozinho. O grau três é totalmente dependente. […] Os idosos ultimamente estão chegando no asilo muito debilitados, eles precisam de uma política de assistência para garantir o direito à saúde. Hoje a maioria dos nossos idosos não consegue fazer absolutamente nada sozinho, em tudo precisam de cuidado”, explicou Paula Alencar.

Uma das formas de contribuir com o asilo é através da doação de parte do Imposto de Renda. Cléo Shamah explica que o procedimento é simples, mas o cidadão precisa demonstrar o interesse em contribuir na hora da declaração.

“Estamos com uma campanha grande junto a Receita Federal. A pessoa que quiser doar pode. É só falar com o contador e aí ela pode aportar 6% do que ela tiver que pagar,  3% para o Fundo Municipal da Pessoa Idosa e 3% pro Fundo Municipal da Criança, ou ele pode fazer uma declaração nominal”, concluiu.

O asilo fica localizado na  Av. José Nogueira Viêira, 1900, Bairro Tiradentes. As contribuições com a instituição podem ser feitas através do site https://www.asilosaojoaobosco.org.br/ e do instagram @asilosaojoaobosco.

Foto: Evelyn Menconça

Assista a entrevista na integra