Com mais de 120 mil itens arrecadados no ano passado, campanha do agasalho 2024 começa no MS

Texto por Reuel Oliveira

Foi lançada, nesta terça-feira (23) a campanha do agasalho “Seu Abraço Aquece – Doe calor e faça o bem”. A ação tem como objetivo a arrecadação de roupas e agasalhos que serão distribuídos à população em situação de vulnerabilidade social do Mato Grosso do Sul. 

A madrinha da campanha e  primeira-dama de MS, Monica Riedel e o secretário de Estado de Administração, Frederico Felini, falaram em entrevista ao Jornal da Hora desta quinta-feira (25) a respeito da campanha.

Apesar de ser um estado próspero, Mato Grosso do Sul tem parte de sua população vivendo na pobreza, e a campanha é uma forma de auxiliar essas pessoas, conforme Monica Riedel. 

“[Combater a pobreza] é  um grande desafio. Nós temos aqui um estado muito próspero mas ao mesmo tempo a gente enxerga. O  trabalho vem sendo feito e é justamente para gente dar visibilidade e atender as pessoas em pobreza extrema. A vulnerabilidade é tão grande que a pessoa não está em nenhuma política pública. Então esse está sendo o maior esforço, atender a essas pessoas”, destacou. 

Conforme a primeira dama, apesar de ser uma ação dos servidores públicos, devido sua relevância a campanha do agasalho recebe apoio de outras instituições. “A Campanha do Agasalho vem ajudar essas pessoas nesse estado de pobreza ou vulnerabilidade. A campanha é do servidor, mas a gente tem a satisfação de ter adesões de outros órgãos também porque eles entendem a importância dessa atitude e o alcance que a campanha tem”. 

Para o secretário, a situação positiva da economia contribui para os baixos índices de pobreza extrema, colocando o MS entre os estados com menor índice. Estado com pleno emprego, surgimento de investimentos a partir da Rota Bioceânica e a arrecadação com a exportação, são pontos que contribuem para o crescimento econômico do estado. 

Apesar de baixo, a vulnerabilidade social precisa ser combatida. Felini destacou o objetivo do Governador Eduardo Riedel (PSDB) de zerar a pobreza extrema até o fim de seu mandato, e caracterizou a campanha do agasalho como uma forma de “jogar luz” aos invisíveis sociais, pessoas que não tem acesso aos auxílios governamentais. 

“O governador tem o objetivo de concluir o mandato erradicando a vulnerabilidade e a pobreza extrema no estado. Nós temos um estado muito rico, e isso reflete um problema nacional que é a desigualdade social. Às vezes a vulnerabilidade  faz com que a pessoa não tenha acesso aos  programas sociais e a campanha do agasalho acontece pela necessidade de entrega para população. A gente coloca o olhar e lança a luz sobre um problema social que existe”, destacou. 

Em 2023, a campanha do agasalho arrecadou  127.759 peças entre roupas, sapatos e cobertores, auxiliando 218 entidades. A campanha deve se estender até o dia 27 de maio, e as caixas de arrecadação estão distribuídas por vários pontos como a ALEMS, Sebrae, Fiems e outros. 

Para mais informações sobre a campanha, acesse o site https://www.sad.ms.gov.br/


Fotos: Reuel Oliveira

Assista a entrevista na íntegra