Governo cria campanha MS Pela Vida para ajudar vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Texto por Reuel Oliveira

Foto: Evelyn Mendonça

O governo do Mato Grosso do Sul anunciou nesta segunda-feira (06) que abrirá pontos de arrecadação em apoio às vítimas dos desastres ambientais do Rio Grande do Sul.

A campanha intitulada “ MS Pela Vida – Unidos pelo Rio Grande do Sul”, consiste na arrecadação de alimentos não perecíveis, produtos de higiene e de limpeza, água mineral, roupas de cama e banho e roupas e calçados, em pontos de coleta espalhados pela cidade. 

Os pontos ficarão localizados nas escolas da rede estadual e unidades das forças de segurança estadual, além do Centro de Convenções Albano Franco e na sede da Fiems. As doações terão início na terça-feira (07).

O governador Eduardo Riedel (PSDB) falou sobre a campanha e destacou o caráter humanitário da iniciativa e a necessidade da ajuda de cada um dos brasileiros. 

“É muito importante que a gente entenda as dimensões do que está acontecendo naquele estado. Ele vai precisar da mão estendida de cada um de nós, vamos precisar tomar essa atitude como brasileiro. Essa resposta será imediata e vai durar muito tempo, não é uma campanha de um mês ou dois meses, é uma ação de curto, médio e longo prazo”, disse. 

Será a segunda ação do governo em apoio aos gaúchos. Na última sexta-feira (03), o estado enviou 15 bombeiros, duas viaturas, um helicóptero e dois barcos de salvamento para auxiliar no resgate das vítimas. Até o momento, eles já ajudaram mais de 900 pessoas e 200 animais. 

Situação no Rio Grande do Sul

Conforme balanço divulgado pelo governo do Rio Grande do Sul, cerca de 850.422 pessoas foram afetadas pelas enchentes em 345 dos 497 municípios do estado, ou seja, cerca de 70% dos municípios.

Subiu para 83 o número de óbitos decorrentes do desastre ambiental. Ao todo, 111 pessoas estão desaparecidas e 276 estão feridas. Já são 121.957 desalojadas e 19.368 em abrigos.

Fotos: Reprodução