Menos de 3% dos contribuintes doam parte do Imposto de Renda; saiba como realizar

Texto por Reuel Oliveira

Foto: Shutterstock

Desde o dia 15 de março os brasileiros já estão fazendo a declaração de imposto de renda. Até agora, foram mais de 15 milhões de declarações enviadas para a receita federal. O ministério público espera que cerca de 43 milhões de pessoas realizem os pagamentos. 

Apesar da renda ser destinada a receita, o brasielro pode doar parte do imposto pago para entidades de assistência social através da campanha “Eu sou cidadão solidario”.

Contadora e professora Cibellen de Melo Santos

Contudo, mesmo com o incentivo do governo federal os índices de doação são baixíssimos. De acordo com dados da Receita, menos de 3% dos contribuintes realizam doações, devido à falta de informação. 

Conforme a contadora e professora universitária, Cibellen de Melo Santos a doação é uma forma de  transformar o pagamento dos impostos em um ato solidário.

“E possível doar até 6% do imposto devido a assistências sociais, e assim estimular a proteção às crianças, adolescentes e idosos, e além de fomentar atividades culturais, desportivas e audiovisuais. É como se o governo abrisse mão de receber parte de um dinheiro para que a sociedade possa colocá-lo diretamente em projetos sociais. A doação existe em vias de leis de incentivo fiscais, e é uma forma de transformar o pagamento dos impostos em um ato solidário”, destacou.

Clique aqui e confira o passo a passo sobre como realizar a doação.