Orçamento Comunitário Participativo: população tem até domingo (31) para enviar sugestões

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por intermédio da coordenação do Sistema Municipal de Planejamento (SMP), disponibilizou uma plataforma virtual para que a população envie sugestões, a fim de auxiliar o Executivo Municipal a definir os investimentos do próximo ano, facilitando o acesso dos interessados em contribuir para o planejamento de 2025.

Até o momento, aproximadamente 17 mil cidadãos participaram, oferecendo propostas de obras, serviços e ações sociais para seus bairros. Iniciada em 1º de março, a consulta pública pela internet visa cumprir a legislação vigente e promover a gestão democrática e participativa da cidade. O número de participantes já supera o registrado em 2023, quando 10.640 campo-grandenses contribuíram para a consulta pública.

“Participar do Orçamento Comunitário Participativo foi fundamental para a comunidade do Jardim Presidente, pois permitiu que os moradores tivessem voz ativa na destinação de recursos para projetos que atendem às necessidades locais. A realização da construção da unidade de saúde representa uma vitória significativa para todos, garantindo acesso aos serviços essenciais de saúde com qualidade. Essa iniciativa fortalece o senso de comunidade e cooperação, demonstrando os resultados positivos alcançados quando as pessoas se unem em prol de um objetivo comum”, comenta o representante da Associação de Moradores do Jardim Presidente no Conselho Regional da Região Urbana do Segredo, Vandré Vianei Cavalheiro.

A população poderá participar do Orçamento Comunitário Participativo até o dia 31 de março, acessando o endereço eletrônico http://campogrande.ms.gov.br/orcamento. Para votar, basta responder ao questionário disponível online.

“Sabemos que os cidadãos necessitam de vários serviços prestados pela prefeitura e que cada um deles possui sua própria prioridade. Tivemos a oportunidade de participar do Orçamento Comunitário Participativo, e nossa prioridade foi a pavimentação asfáltica, pois estamos há 33 anos sem ela. Mobilizamos os moradores do bairro e a maioria votou pelo asfalto. Hoje, nosso bairro está sendo pavimentado e isso é uma realidade. A maior importância está em saber que a prefeitura proporciona aos moradores de cada região a oportunidade de apresentar sugestões”, explica a representante da Associação de Moradores do Residencial Oliveira I e II no Conselho Regional da Região Urbana do Lagoa, Silvana Nascimento Vilalba.

“Estamos nos últimos dias para a população apresentar as prioridades para o orçamento de 2025 da Prefeitura Municipal de Campo Grande. Queremos ouvir cada campo-grandense, por isso convidamos todos a participarem”, destaca a Diretora-Adjunta da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), Vera Cristina Galvão Bacchi.

Como funciona o Orçamento Comunitário Participativo

A Coordenação do SMP promove anualmente a discussão da priorização de obras, serviços e ações sociais para orientar a elaboração da peça orçamentária anual da Prefeitura Municipal de Campo Grande. A população sugere prioridades, e os Conselheiros Regionais, membros dos sete Conselhos das Regiões Urbanas de Campo Grande, votarão nas principais prioridades de cada Região Urbana. O resultado da votação é encaminhado aos órgãos e entidades da administração pública municipal para conhecimento e verificação da possibilidade de atendimento.

Fonte: CG Notícias