Pagamento do Programa Pé-de-Meia começou nesta terça e irá até abril, conforme superintendente da Rede Caixa em MS

Com 84% dos 7,9 milhões de alunos matriculados no ensino médio brasileiro, conforme dados do Censo Escolar da Educação Básica 2022, a rede pública de ensino tem se preocupado com a evasão escolar, que segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, alcançaram a marca de 5,9% dos alunos, ou seja, 70 milhões de jovens. 

Visando aumentar a permanência dos alunos nas escolas, o Ministério da Educação criou o Programa Pé-de-Meia, que irá pagar um incentivo financeiro-educacional aos alunos que permanecerem frequentes nas escolas. 

Em entrevista ao Jornal da Hora desta quarta-feira (27), o superintendente em exercício da Rede CAIXA em MS, Lincoln Cezar Melo, ressaltou a objetividade do programa de garantir a diminuição da evasão escolar. Conforme o superintendente, 2,5 milhões de estudantes serão beneficiados e deverão ser investidos 7,1 bilhões de reais na iniciativa.

“O Pé-de-Meia é um programa que visa diminuir a evasão escolar no ensino médio, o grande objetivo dele é que o jovem tenha condição de concluir o ensino médio com qualidade. Aquele jovem que está regularmente matriculado no ensino médio, que tenha entre 14 e 24 anos e pertença a um grupo familiar que receba o Bolsa Família. São 2,5 milhões de estudantes que já foram selecionados para o programa e vai ser creditado ao longo do programa R$7,1 bilhões de reais ”, declarou. 

No primeiro momento, segundo Melo, o programa deve atender aos estudantes que estejam regularmente matriculados no ensino médio público, tenham entre 14 e 24 anos e pertençam a um grupo familiar que receba o Bolsa Família.

O pagamento do incentivo financeiro-educacional do programa começou na terça-feira (26) e ocorrerá de acordo com a data de nascimento do estudante, se prolongando até o dia 3 de abril. 

Cronograma:

26 de março – janeiro e fevereiro
27 de março – março e abril
28 de março – maio e junho
1º de abril  – julho e agosto
2 de abril  – setembro e outubro
3 de abril –  novembro e dezembro

Para saber se foi contemplado, o estudante deve utilizar o aplicativo Jornada do Estudante do Ministério da Educação. O pagamento do programa será feito através de uma conta aberta automaticamente no nome do aluno na Rede Caixa.

Foto e texto por Reuel Oliveira

Assista a entrevista na integra