Prefeitura de Campo Grande divulga reclassificação do concurso para professor efetivo

O concurso prevê a convocação de 323 professores para atuar em escolas municipais de Campo Grande

Em edital divulgado nesta quarta-feira (8), a prefeitura de Campo Grande, por meio da Seges (Secretaria Municipal de Gestão), publicou uma nova lista de classificação para o concurso de professor efetivo da Reme (Rede Municipal de Ensino).

Na nova publicação, constam a atribuição de notas na prova objetiva e a reclassificação dos candidatos. Essa alteração ocorreu em decorrência de uma decisão judicial que determinou a atribuição de nota para duas questões anuladas. De acordo com a Seges, a reclassificação dos candidatos tem caráter provisório, com possibilidade de alteração ao longo do processo.

Ao todo, o certame prevê a convocação de 323 professores para atuar em escolas municipais com uma carga horária de 20 horas semanais e um salário inicial de R$ 3.671,07. Cerca de 20.861 pessoas se inscreveram para participar da seleção.

O resultado inclui a classificação de 1.497 candidatos. Conforme o edital, houve reserva de vagas para candidatos com deficiência, negros e indígenas, em conformidade com a legislação brasileira.

Concurso marcado por polêmicas

O concurso foi marcado por problemas que envolveram desde a suspensão do edital, devido a um erro na taxa de inscrição, até erros de revisão. Em seguida, houve a divulgação do gabarito e 15 questões anuladas em diferentes áreas do concurso.

Conforme as denúncias, os candidatos apontaram erros e falta de revisão nas questões da avaliação aplicada pelo Instituto Avalia. Os candidatos realizaram provas objetivas com 60 questões e redação no dia 4 de fevereiro.

Os principais erros apontados pelos candidatos ocorreram na área de ortografia, como a palavra conselho escrita com “c” e epistemologia sem o “i”. Além disso, também houve falhas na revisão da prova. Uma questão que apresenta o mapa das regiões do Brasil mostra que a região Sul está indicada como “Sudeste”. 

A primeira etapa das provas do concurso para professores terminou com 1.415 ausentes e cinco eliminações por uso de celular. De acordo com a Semed (Secretaria Municipal de Educação), dos 8.132 inscritos na segunda fase do concurso, 7.443 compareceram, 689 faltaram e uma pessoa acabou eliminada por uso de celular.

Fonte: Midiamax