Presidente do IHP, Cel Rabelo exalta MS nas lutas ambientais

Coronel Angelo Rabelo é presidente do Instituto Homem Pantaneiro. FOTO: Felipe Gotardo

Por Marcelo Nunes

A história de quase uma década de combate ao tráfico e caça de animais silvestres, mais especificamente o jacaré, é resultado do livro “Heróis sem Medalha”. E um dos personagens de destaque da obra é o Coronel da reserva Ângelo Rabelo, um dos criadores e primeiro comandante  da Polícia Florestal no Mato Grosso do Sul no inicio dos anos 80 (atualmente Batalhão de Polícia Militar Ambiental). A época o Cel Rabelo conduziu uma verdadeira guerrilha que obteve êxitos nos seus objetivos, mas que acabou  resultando na morte de militares, e por pouco também não ceifou sua própria vida.

O histórico o fez tornar um verdadeiro estudioso da matéria, que também resulta em diversos artigos. O Coronel Ângelo Rabelo, 60, atualmente é presidente do IH P (Instituto Homem Pantaneiro), entidade que contribui no conteúdo e na escrita, que tem como principal autor o historiador Marco Aurélio.

O assunto foi pauta, nesta Sexta-feira (31/05), no Jornal da Hora (Rádio Hora- FM 92,3), com Artur Mário e o Coronel Ângelo. Acompanhe outras informações no vídeo abaixo.

O Programa também abordou outros temas relacionados ao meio Ambiente, como Pantanal sul-mato-grossense e o abandono dos Rios.

O Aquário do Pantanal foi motivo de elogios pelo militar da reserva. A obra construída no Governo André Puccibnelli (2007 a 2014), está parada por problemas com a justiça, sob suspeita de desvio de recursos.

Segundo o Coronel, “é a segunda maior biodiversidade de peixe do Brasil, só perdendo para a Amazônia”. O Estado só tende a ganhar com a Obra, pois, contribuirá de forma intensa com o turismo.

A Cota Zero, decreto do Governo que estabelece a proibição da captura e transporte de peixes das bacias dos rios Paraguai e Paraná a partir de 2020 em Mato Grosso do Sul, também foi aprovado por Ângelo Rabelo.

ACOMPANHE ÍNTEGRA DA ENTREVISTA E DO PROGRAMA QUE TAMBÉM ABORDOU SDA POLÍTICA, DO ESPORTE E DA ECONOMIA