Ruas de Campo Grande começam a ser fiscalizadas com drones nesta semana 

Por Beatriz Rieger e Reuel Oliveira

Foto: Henrique Kawaminam

A partir desta segunda-feira (8), a Polícia Militar de Trânsito de Campo Grande começou a usar drones para realizar a fiscalização de avenidas na capital. O equipamento é capaz de atingir até cinco metros de altura e identificar a placa e o condutor do veículo que cometeu a infração. 

O drone não atuará de forma autônoma e será apenas uma forma de aumentar a área de fiscalização dos policiais, tendo um alcance de até 20 km de distância em relação ao seu operador. 

A nova forma de fiscalização de trânsito foi testada durante a semana passada nas principais avenidas de Campo Grande. Entre elas a Avenida Afonso Pena, Avenida Três Barras, Rua 14 de Julho, Rua Rui Barbosa, Rua 13 de Maio, Avenida Costa e Silva, Rua Bahia e Avenida Toros Puxian. Porém as multas só começaram a ser aplicadas a partir de hoje. 

O uso do drone na fiscalização está condicionado à existência de placas de sinalização que indicam áreas de monitoramento. Depois de identificada, a infração é registrada no Sistema do Departamento de Trânsito, por meio de um aplicativo celular.

De acordo com o Tenente Coronel Augusto, Comandante do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito, a nova medida visa inibir as principais causas de acidentes de trânsito. 

“Nós estamos contando com o auxílio de um drone para poder verificar as infrações de trânsito que são cometidas em nossa capital, e dessa maneira, tentar fazer com que o nosso trânsito seja mais seguro, um trânsito mais pacífico, que possa garantir a segurança de todos aqueles que utilizam as nossas vias”, ressaltou.

Imagens: Assessoria BPMTran

Inicialmente a fiscalização ocorrerá nas seguintes vias:

  • Rua Padre João Crippa
  • Rua Pernanbuco
  • Rua Rio Grande do Sul
  • Avenida Afonso Pena
  • Avenida Rodolfo José Pinho
  • Rua Piratininga
  • Avenida Ludio Martins Coelho
  • Avenida Fernando Corrêa da Costa

Conforme o Tenente Coronel Augusto, a expectativa é que ocorra a expansão do uso para todas as áreas e bairros da capital, aumentando a segurança nas áras que apresentam  grande concentração de pessoas.