Terras: Proposta de Lula contraria visão da Famasul na resolução de terras indígenas

Em entrevista ao Jornal da Hora desta segunda-feira (06), o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni disse não concordar com a proposta de compra de terras aos Guarani – prometido pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em evento em Campo Grande. 

Bertoni é contra a ideia porque, segundo ele, a prioridade deveria ser em problemas antigos, como de pessoas que tiveram suas terras invadidas há mais de 30 anos. 

“Fui contra pela seguinte questão: eu não posso passar um grupo à frente de outro que tem 30 anos invadidas. O que eu queria é que fosse garantido a temporalidade. Eu tenho áreas invadidas no estado há 30 anos. Eu não posso pegar um grupo que está agora e passar na frente de um outro que tem ações judiciais que o produtor está fora da área há 30 anos”, enfatizou.

Ele conta que conversou com o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Carlos Fávaro, pedindo apoio nesta resolução. “Falei com o Ministro Fávaro e disse que precisava do seu apoio. Porque eu preciso ir pelo tempo, não pode pular na frente nenhum caso, eu preciso resolver os que nós já temos e assim que sucessivamente você vai respondendo, vai resolvendo o que a gente tem de problema […] eu só tenho que usar um critério e talvez esse critério de temporalidade me ajude a de repente a tentar resolver um problema que nós temos há 30 anos”, concluiu. 

Confira a entrevista na íntegra