Voucher educacional para alunos da rede pública pode ser instituído em MS

João Henrique apresentou projeto que beneficia alunos da rede pública estadual de ensino

Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 58/2024, de autoria do deputado João Henrique (PL), que institui o vale (VOUCHER) educacional para os estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio do Estado de Mato Grosso do Sul. A matéria segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). 

A medida é complementar ao ensino público, com o objetivo de promover a liberdade de escolha educacional aos pais e responsáveis e oportunizar vagas aos estudantes vulneráveis economicamente, em unidades da rede privada. O financiamento público deve priorizar estudantes que não obtiveram vaga em unidade próxima a sua residência, quando da busca em unidade da rede pública. E o valor médio do vale educacional será definido anualmente pelo Governo do Estado, e a família do beneficiário estudante com deverá comprovar renda familiar per capta de até três salários mínimos.

“A proposta objetiva garantir que crianças e adolescentes tenham pleno acesso à educação, promovendo meios junto à iniciativa privada, em parceria com o Poder Público, exemplo que já acontece em diversos países do mundo, visando a expansão da formação acadêmica dos estudantes da rede pública, em igualdade com os estudantes da rede privada, promovendo também geração de emprego e renda”, justificou o deputado João Henrique.

Fonte: Agência ALEMS –  Foto: Wagner Guimarães